Notícias
O Prof. João Rabaça, responsável pelo Laboratório de Ornitologia do Instituto MED na Universidade de Évora, reflete sobre o confronto constante do desconhecido biológico, na investigação que lidera.
Entrevistada pela revista Vida Rural na sequência da sua intervenção no fórum Benefícios associados aos usos de micorrizas e tricodermas
Ana Curto, alumni de Biologia e colaboradora do Laboratório de Antropologia Biológica da Universidade de Évora (UÉ), foi distinguida com o prémio APA (Associação Portuguesa de Antropologia), na categoria IB: Texto Científico – Jovens Antropólogos (Antropologia Biológica/Forense).
Foco sobre as mulheres curadoras das coleções do Museu de Históra Natural de Londres.
À descoberta da Mata da Margaraça, por alunos do Mestrado de Biologia da Conservação.
O Museu Virtual da Biodiversidade (MVBIO), um projeto vinculado à Universidade de Évora (UÉ), que funciona como um local de partilha de conhecimentos e de divulgação do património natural português, avançou recentemente para um novo desafio, a criação de uma revista de cultura científica, Naturae Digital.
O fórum, promovido pela empresa Crimolara e sua representada Atens, teve lugar no dia 31 de janeiro no CNEMA, em Santarém, onde a Profª Isabel Brito deu a conferência introdutória e participou na mesa redonda final.
Por Jorge Araújo
Em maio de 1991, no decurso do IV Congresso sobre o Alentejo que decorreu em Sines, ofereceu-se-me a oportunidade de questionar o Presidente da Câmara, Francisco do Ó Pacheco, sobre a sua disponibilidade para ceder, à Universidade de Évora, instalações com vista à criação de um laboratório de biologia marinha. A resposta não podia ter sido nem mais pronta nem mais satisfatória: fomos de imediato visitar o edifício da antiga “Casa do Gaiato”, localizado junto à praia Vasco da Gama, e verificámos que reunia as condições suficientes para a implantação de um laboratório de apoio ao ensino e à investigação, incluindo camaratas para alojamento dos estudantes.
A Universidade de Évora (UÉ) e a Administração dos Portos de Sines e do Algarve assinaram hoje, dia 15 de janeiro, em Sines, um contrato de concessão de uso privativo de uma parcela de terreno do domínio público, localizada a norte do cabo de Sines, onde as novas instalações do Laboratório de Ciências do Mar da UÉ (CIEMAR) vão ser construídas.