Coisas do 2º confinamento
Patos à procura de pão na pastelaria

Prof. João Eduardo Rabaça comentou no semanário Expresso sobre este comportamento insólito dos palmípedes do jardim da Fudação Gulbenkian.

Trata-se duma população numerosa (algumas centenas) que se tornou "residente" dos jardins desenhados pelo saudoso Prof. Gonçalo Ribeiro Teles. Já não migram para irem reproduzir-se, aconchegados pelo contínuo fornecimento de comida por parte do público, que com «alguma nobreza» não resiste a fazê-lo. Mas o atual confinamento, proibindo os humanos de ficarem nos jardins, encurtou esse fornecimento, e muito darwinianamente os ledos primos do Donald Fauntleroy e da Daisy começaram a visitar estabelecimentos na vizinhança.

Em notícia exclusiva, que pode ser lida (com subscrição) aqui. O livro de 2016 referido na peça tem por título As aves do Jardim Gulbenkian, e é da autoria do Prof. João Rabaça.

O LabOr (Laboratório de Ornitologia), dirigido pelo Prof. João Rabaça, tem participado na elaboração das sucessivas edições do Atlas das Aves Nidificantes em Portugal (3ª edição atualmente em preparação, e onde se conta com as observações dos cidadãos), na publicação do O estado das Aves em Portugal, no livro O montado e as aves, colabora ainda no EuroBird Portal...

Departamento de Biologia

Publicado em 12.02.2021