Rumo à Serra da Neve
Prestigiosa bolsa da National Geographic atribuída a Luís Ceríaco

Esta bolsa irá apoiar o estudo da biodiversidade num importante enclave ecológico do Namibe angolano.

Ir descobrir a biodiversidade na Serra da Neve, um enclave ecológico praticamente inexplorado, é um projeto que acaba de ser viabilizado por uma bolsa da National Geographic. Ter conseguido a bolsa é já de si um feito, e ainda mais importante será aquilo que se espera resultar deste projeto.

Luís Ceríaco, o responsável pelo projeto, cursou na Universidade de Évora a licenciatura de Biologia e o Mestrado de Biologia da Conservação. Tem tido uma carreira notável na recuperação do conhecimento sobre a biodiversidade em Angola e em São Tomé e Príncipe, tendo já descrito mais de duas dezenas de espécies novas para a ciência. Um excelente exemplo deste trabalho é o Atlas de Anfíbios e Répteis aqui publicitado em 2019. Atualmente é curador-chefe no Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto. Recentemente deu uma entrevista ao programa Mentes que brilham do Porto Canal, sobre as coleções do Museu (início aos 10m47s), e publicou um artigo de opinião no jornal Público, a propósito do Dia Internacional dos Museus.

Ele mesmo contribuiu com notícias para a National Geographic, uma sobre a própria Serra da Neve e outra sobre a região Sul de Angola e espécies aí encontradas, entre as quais uma nova lagartixa.

Ver o Programa de Bolsas da National Geopgraphic

Publicado em 26.04.2021