Notícias
A Universidade de Évora integra o projeto Co-Pesca 2 que identificou a pescaria de Percebes da Reserva Natural das Berlengas como a pescaria com maior potencialidade para um processo de cogestão, cuja gestão partilhada entre diferentes intervenientes, permite agora focar na sustentabilidade dos recursos, nas suas várias dimensões: ambiental, económica e social. Este Comité de Cogestão para a Apanha de Percebe (Pollicipes pollicipes) na Reserva Natural das Berlengas (RNB), cuja área faz parte da Reserva da Biosfera das Berlengas é classificada pela UNESCO.
Está já anunciado o número 2 deste boletim para março de 2022, e que será dedicado ao Departamento de Biologia.
A Profª Helena Adão e a Alumna Sara Albuquerque estão em destaque no mais recente número da revista Inverso
Temas
• O admirável mundo do RNA
• Comportamento preventivo da COVID-19
• A chegada ao mundo universitário.
Neste "magazine" da Universidade de Évora vão-se acompanhando os desenvolvimentos da instituição. Registam-se aqui as intervenções dos Prof.s João E. Rabaça e Manuel Mota.
Novos outputs do projeto com grande valor prático, agora disponíveis.
Estudo conduzido por Rui Raimundo no âmbito do Doutoramento em Biologia da Universidade de Évora (UÉ) analisou o impacto que a construção da Barragem de Alqueva produziu na diversidade e distribuição de grupos de aranhas, escaravelhos e borboletas residentes nos ilhéus emergentes.
A reportagem cita o Prof. Pedro Raposo de Almeida no título:
Peixes migradores: “A construção de uma ponte-açude em pleno Estuário do Vouga terá consequências muito negativas”
No dia 24 de setembro de 2021 foi emitido o episódio 129 do programa Sociedade Civil, onde vários investigadores foram entrevistados, incluindo o Prof. António Mira, coordenador do projeto Life Lines.
Um grupo de investigadores da Universidade de Évora (UÉ) verificaram que a alimentação em aterros sanitários mudou a dieta da cegonha-branca (Ciconia ciconia), expondo a espécie a novas ameaças, como a ingestão de materiais inorgânicos e o cleptoparasitismo por milhafres. O estudo foi publicado no Wilson Journal of Ornithology.