Notícias

Miguel Bastos Araújo,  titular da Cátedra Rui Nabeiro em Biodiversidade, da Universidade de Évora, publicou no final de Dezembro um artigo na revista Science intitulado "An Update of Wallace's Zoogeographic Regions of the World".

Publicado em 07.01.2013
Com Universidade Nacional de Timor Lorosae

A planta original do híbrido de timor, é o resultado do cruzamento da espécie arábica com 44 cromossomas, não resistente à ferrugem, com a espécie robusta, resistente, com 22 cromossomas. Este cruzamento, improvável, pelo facto da espécie arábica ter o dobro dos cromossomas da espécie robusta, aconteceu por um acaso da natureza em Timor Leste.

Publicado em 20.12.2012

Consultadoria e promoção de passeios micológicos

Publicado em 10.12.2012

Temática: Conservação e biodiversidade de recursos aquáticos continentais

Candidaturas ate 31 de dezembro 2012

Publicado em 04.12.2012

Pedro Antunes, licenciado em Biologia pela Universidade de Évora

Publicado em 18.07.2012

5.ª edição da “Conservation biology conference”

Publicado em 25.05.2012

Conferência Internacional

Publicado em 11.05.2012

O NUFOR tem aberta a primeira edição do curso “Observação de aves” que tem como objectivo a formação na identificação visual e auditiva de aves no período do inverno. O curso decorre de 9 a 11 de Dezembro, com saídas de campo na Herdade da Mitra e na Torre de Coelheiros.

Publicado em 24.11.2011
Distribuição das ameaças compromete a diversidade global dos anfíbios
As populações de anfíbios estão a diminuir em todo o mundo e o seu declínio acontece a um ritmo superior ao de outros grupos animais: mais de 30% de todas as espécies anfíbias encontram-se na Lista Vermelha da União Internacional da Conservação da Natureza (IUCN - International Union for the Conservation of Nature) e muitas estão listadas como “em perigo”. Existem múltiplos fatores que ameaçam a biodiversidade anfíbia global mas a distribuição espacial destas ameaças e suas interacções são pouco conhecidas. Um estudo recente, publicado na revista científica NATURE, tendo o Dr. Christian Hof como autor principal, mostra de modo preocupante, como as áreas de maior riqueza de espécies de anfíbios são também as áreas sujeitas às maiores ameaças.
Publicado em 17.11.2011

Tema: nemátode do pinheiro