Novo canal de vídeos do DBIO no YouTube

Publicado em 20.02.2020

Foco sobre as mulheres curadoras das coleções do Museu de Históra Natural de Londres.

Publicado em 19.02.2020

À descoberta da Mata da Margaraça, por alunos do Mestrado de Biologia da Conservação.

Publicado em 19.02.2020

O Museu Virtual da Biodiversidade (MVBIO), um projeto vinculado à Universidade de Évora (UÉ), que funciona como um local de partilha de conhecimentos e de divulgação do património natural português, avançou recentemente para um novo desafio, a criação de uma revista de cultura científica, Naturae Digital.

Publicado em 07.02.2020
Relato da revista Agrotec
Fórum em Santarém reúne interessados pelo uso de microrganismos na agricultura

O fórum, promovido pela empresa Crimolara e sua representada Atens, teve lugar no dia 31 de janeiro no CNEMA, em Santarém, onde a Profª Isabel Brito deu a conferência introdutória e participou na mesa redonda final.

Publicado em 05.02.2020

Por Jorge Araújo

Em maio de 1991, no decurso do IV Congresso sobre o Alentejo que decorreu em Sines, ofereceu-se-me a oportunidade de questionar o Presidente da Câmara, Francisco do Ó Pacheco, sobre a sua disponibilidade para ceder, à Universidade de Évora, instalações com vista à criação de um laboratório de biologia marinha. A resposta não podia ter sido nem mais pronta nem mais satisfatória: fomos de imediato visitar o edifício da antiga “Casa do Gaiato”, localizado junto à praia Vasco da Gama, e verificámos que reunia as condições suficientes para a implantação de um laboratório de apoio ao ensino e à investigação, incluindo camaratas para alojamento dos estudantes.

Publicado em 20.01.2020

A Universidade de Évora (UÉ) e a Administração dos Portos de Sines e do Algarve assinaram hoje, dia 15 de janeiro, em Sines, um contrato de concessão de uso privativo de uma parcela de terreno do domínio público, localizada a norte do cabo de Sines, onde as novas instalações do Laboratório de Ciências do Mar da UÉ (CIEMAR) vão ser construídas.

Publicado em 15.01.2020

Foi hoje divulgada oficialmente a primeira publicação sobre O estado das Aves em Portugal, que conta com a participação de três investigadores da UÉ, Inês Roque, Carlos Godinho e Rui Lourenço. Esta é a primeira vez que se realiza, em Portugal, um apanhado da maioria dos programas de monitorização de aves com base em ciência cidadã.

Publicado em 18.12.2019

O Polo do MARE (Centro de Ciências do Mar e do Ambiente) da Universidade de Évora foi distinguido com o Prémio I&D Aplicada, atribuído pelo Gabinete de Apoio à Inovação, Transferência, Empreendedorismo e Cooperação (GAITEC) da Universidade de Évora, e pela DECSIS.

Publicado em 12.12.2019
Conversas com Ciência

Reportagem 'Investigação da UÉ desvenda mais sobre os corpos mumificados da Capela dos Ossos em Évora', e foto durante a apresentação.

Publicado em 09.12.2019