Esta semana no Expresso

A Tânia Matos é co-criadora de dispositivo para a deteção precoce de doença de Parkinson.

Publicado em 22.03.2021

O primeiro “Guia de Peixes de Água Doce e Migradores de Portugal Continental” publicado em fevereiro de 2021 tem como coautor Pedro Raposo de Almeida, professor do Departamento de Biologia da Escolas de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, e investigador do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente.

Publicado em 15.03.2021
Programa Biosfera

Dos 4 projetos apresentados, 2 são do Departamento de Biologia, um em cada um dos dois temas do episódio: o dos jardins urbanos de plantas autóctones, e o LifeLines

Publicado em 12.03.2021

Com utilização em diversos setores, como farmacêutico, cosmético, alimentação e agricultura, investigadores da Universidade de Évora (UÉ) desenvolveram um processo tecnológico para a obtenção de plantas inoculadas visando a produção de túberas lançando as bases para uma nova forma de produção de alimentos com propriedades nutracêuticas e a exploração deste recurso micológico, de uma forma sustentável, resiliente e economicamente rentável.

Publicado em 11.03.2021
90 segundos de Ciência

Breve exposição da Profª Helena Adão, Bióloga e meiobentologista, no programa 90 segundos de ciência da Antena 1. Para ouvir ou ler, e para saber mais.

Publicado em 21.02.2021
Coisas do 2º confinamento

Prof. João Eduardo Rabaça comentou no semanário Expresso sobre este comportamento insólito dos palmípedes do jardim da Fudação Gulbenkian.

Publicado em 12.02.2021
90 segundos de Ciência

Breve exposição da Profª Margarida Vaz, Bióloga e Fisiologista, no programa 90 segundos de ciência da Antena 1. Para ouvir ou ler, e para saber mais.

Publicado em 10.02.2021
Um projeto europeu com a participação da Profª Teresa Cruz

Com o apoio do projecto europeu PERCEBES (Tools for the transition to spatial management of coastal resources: the stalked barnacle fishery in SW Europe — rede BiodivERsA3), está agora disponível este vídeo, sobre uma atividade recoletora que une as comunidades locais a este recurso biológico e à sua gestão sustentável.

Publicado em 10.02.2021
Reportagem

Em reportagem da SIC, emitida a 7 de fevereiro de 2021, fala-se da vivência da pandemia pelo Alentejo.

Publicado em 09.02.2021
90 segundos de Ciência

Breve exposição do Prof. Manuel Mota, Biólogo e Nematologista, no programa 90 segundos de ciência da Antena 1. Para ouvir ou ler, e para saber mais.

Publicado em 28.01.2021