Notícias

Congresso comemorativo

Publicado em 07.10.2013

Uma equipa de investigadores que integra elementos da Universidade de Évora responde a uma questão há muito discutida entre a comunidade de cientistas que estuda as lampreias.

Publicado em 24.09.2013

A Comissão Europeia aprovou o projeto LIFE+ "Conservação de Charcos Temporários na Costa Sudoeste de Portugal", acrónimo LIFE Charcos, coordenado pela Liga para a Protecção da Natureza e que conta com a parceria de diversas instituições públicas e privadas, designadamente a Universidade de Évora, através do ICAAM - Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas, a Universidade do Algarve, o Centro de Ciências do Mar, a Câmara Municipal de Odemira e a Associação de Beneficiários do Mira.

Publicado em 19.08.2013

Foi hoje publicado na revista "Nature Climate Change" um estudo sobre os efeitos combinados das alterações climáticas, uso de solo e abundância de presas (coelho bravo) nas populações de Lince Ibérico. O artigo é da autoria de uma equipa de investigadores internacional, contando-se entre eles Miguel Araújo, da Universidade de Évora.

Publicado em 22.07.2013

Miguel Bastos Araújo, professor e investigador convidado da Universidade de Évora, foi distinguido com a atribuição do prestigiado galardão EBBE NIELSEN PRIZE, concedido anualmente pelo Global Biodiversity Information Facility (GBIF).

Publicado em 18.06.2013

As cinco unidades que integram a Operação Biotecnologia Aplicada e Tecnologias Agroambientais, aprovada no âmbito do Sistema Regional de Transferência de Tecnologia, desenvolverão o seu trabalho de investigação, transferência de tecnologia e prestação de serviços à comunidade, em domínios considerados estratégicos, tanto pelo Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas, como pelo Plano Regional de Ordenamento do Território do Alentejo (PROTA), ou mesmo pelas novas orientações para a Politica Agrícola Comum pós 2013:

Publicado em 24.01.2013

Consultadoria e promoção de passeios micológicos

Publicado em 10.12.2012

O NUFOR tem aberta a primeira edição do curso “Observação de aves” que tem como objectivo a formação na identificação visual e auditiva de aves no período do inverno. O curso decorre de 9 a 11 de Dezembro, com saídas de campo na Herdade da Mitra e na Torre de Coelheiros.

Publicado em 24.11.2011
Distribuição das ameaças compromete a diversidade global dos anfíbios
As populações de anfíbios estão a diminuir em todo o mundo e o seu declínio acontece a um ritmo superior ao de outros grupos animais: mais de 30% de todas as espécies anfíbias encontram-se na Lista Vermelha da União Internacional da Conservação da Natureza (IUCN - International Union for the Conservation of Nature) e muitas estão listadas como “em perigo”. Existem múltiplos fatores que ameaçam a biodiversidade anfíbia global mas a distribuição espacial destas ameaças e suas interacções são pouco conhecidas. Um estudo recente, publicado na revista científica NATURE, tendo o Dr. Christian Hof como autor principal, mostra de modo preocupante, como as áreas de maior riqueza de espécies de anfíbios são também as áreas sujeitas às maiores ameaças.
Publicado em 17.11.2011