Mensagem do Diretor

Apresentação e missão

O Departamento de Biologia da Universidade de Évora (DBIO) está integrado na Escola de Ciências e Tecnologia (ECT-UÉ) e agrega o ensino e a investigação em todos os níveis de organização biológica, das moléculas aos ecossistemas, incluindo as interacções entre seres vivos.

O DBIO desenvolve actividades de investigação, ensino, extensão universitária e prestação de serviços à comunidade no âmbito das Ciências Biológicas. Na actualidade, é responsável por 2 licenciaturas (Biologia, Biologia Humana), 2 mestrados (Biologia da Conservação, Gestão e Conservação de Recursos Naturais) e um doutoramento (Biologia). Para além desta oferta formativa, o DBIO garante a leccionação de unidades curriculares da sua especialidade integradas nos planos de estudo de outras licenciaturas, pós-graduações, mestrados e doutoramentos da Universidade de Évora ou em associação com outras Instituições de Ensino Superior.

O capital mais importante do DBIO são os seus recursos humanos.

Dispomos na actualidade de um corpo docente com 29 Doutorados, altamente especializados e motivados, um corpo técnico de 9 elementos e diversos colaboradores, maioritariamente investigadores cujo desempenho acrescenta valor às actividades que desenvolvemos. E os nossos alunos e alumni  são essenciais para nos ajudarem a construir uma história de sucesso.

O DBIO tem como missão:

  1. Assegurar as melhores condições de aprendizagem para os nossos alunos, incluindo o ambiente intelectual e a aquisição de competências adicionais, transmitindo a multidimensionalidade da Biologia e preparando-os para o futuro.
  2. Realizar investigação de qualidade e integrar os nossos alunos nessas actividades de uma forma progressiva.
  3. Promover e difundir a investigação que realizamos junto da sociedade.
  4. Contribuir activamente para a valorização da ECT-UÉ como unidade orgânica da Universidade de Évora com relevo internacional.

Diretor do Departamento de Biologia
João Eduardo Rabaça
director@dbio.uevora.pt