Mensagem do Diretor

Celebrar 25 anos de idade constitui uma efeméride na vida das pessoas e das instituições. Mas quando esta duração é atingida por um curso superior, o alcance do feito adquire um outro relevo. Para a Universidade que o proporciona, e para todos os estiveram envolvidos e que fazem parte da sua história: alumni, alunos, docentes, investigadores e técnicos.
Em 2018/19 cumprem-se 25 anos do Curso de Biologia da Universidade de Évora. Ao longo destes anos crescemos e atingimos a maturidade, num período de profundas transformações nas Universidades Portuguesas. Da licenciatura inicial com 5 anos de duração, atravessámos diversas reestruturações e evoluímos para o atual 1º Ciclo de Estudos com 3 anos, fruto do designado Processo de Bolonha. Desde Outubro de 1993 – quando iniciámos o primeiro curso – até ao momento presente, muito mudou na Academia e na sociedade. Mas atrevemo-nos a dizer que permanece em nós, docentes e investigadores, o entusiasmo da primeira vez, e o contentamento que ensinar Biologia oferece.
Acreditamos que celebrar os 25 anos do curso de Biologia na Universidade de Évora é uma ocasião para comemorarmos a história que construímos em conjunto com todos, com vista a projetar o nosso futuro.

Diretor do Departamento de Biologia
João Eduardo Rabaça
director@dbio.uevora.pt