Colaboração do MARE-Centro de Ciências do Mar e do Ambiente
Criação Experimental de Trutas Assilvestradas
a cargo do Prof. Pedro Raposo de Almeida

Arrancou o projeto de reconversão da truticultura em Figueiró dos Vinhos visando o repovoamento com trutas assilvestradas e a divulgação ambiental, com a participação do MARE por via do Prof. Pedro Raposo de Almeida.

A Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos viu aprovado o projeto CRER - Adaptação do Posto Aquícola de Campelo para Criação Experimental de Trutas Assilvestradas, integrado no Plano de Gestão Integrada da Ribeira de Alge (PORTUGAL2020 / MAR2020), um afluente do rio Zêzere que conflui já no limite da albufeira de Castelo do Bode.

Nesse projeto, cuja atividade se centra na reconversão do referido Posto Aquícola de Campelo com vista ao posterior repovoamento sustentável dos cursos de água da região com truta-de-rio assilvestrada, tem uma participação crucial do MARE-Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, através de equipa coordenada pelo Prof. Pedro Raposo de Almeida, do Departamento de Biologia, que já vinha assegurando, ao longo dos anos, a avaliação do habitat e de eventuais condicionantes à sobrevivência das trutas nesta região. Esta participação envolve a adaptação do Posto Aquícola (modernização de equipmentos, adaptação ao objetivo de propagação das trutas assilvestradas) bem como a marcação dos animais libertados com radiotransmissores que permitem a sua localização e seguimento ao longo na ribeira.

O Posto Aquícola de Campelo terá também uma componente pedagógica e de divulgação ambiental, aberta a estudantes, turistas e comunidade científica em geral.

Foto Projeto ALJIA https://www.facebook.com/projetoAljia

Foto Carlos Alexandre

Departamento de Biologia

Publicado em 13.10.2020