Homenagem a um biólogo que começou entre nós
Recordando João Carlos Claro

O Departamento de Biologia expressa o seu pesar pelo falecimento do João Carlos Claro, no passado dia 5 de julho, lembrando o prestigioso legado de honestidade, competência e combate que lhe associamos.

Mensagem do Presidente do Departamento

Faleceu no passado dia 5 de Julho João Carlos Claro. O João Carlos foi aluno da Universidade de Évora, instituição onde se licenciou em Ensino de Biologia e Geologia e obteve o grau de mestre em Gestão de Recursos Biológicos. Foi professor do Ensino Secundário, investigador e nos últimos anos foi técnico superior da Direcção Regional de Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo (ICNF). Foi um activista das causas ambientais no mais nobre sentido do termo, alicerçando as suas convicções num sólido conhecimento científico e no domínio das singularidades sociais e económicas da região que o viu nascer e que tanto apreciava. Aprendeu com Mestres como Ário Lobo de Azevedo, Jorge Araújo, Eduardo Cruz de Carvalho, Gonçalo Ribeiro Telles e tantos outros que admirou e que o admiraram. Ao longo de décadas manteve uma ligação privilegiada à Universidade de Évora e ao Departamento de Biologia em particular, tendo sido convidado por diversas vezes para proferir palestras, colaborar em iniciativas diversas e participar em projectos aqui desenvolvidos. Em todas as ocasiões, o João Carlos disponibilizou o seu vasto conhecimento sobre a realidade ambiental do Alentejo, do país e do Sudoeste da Península Ibérica.

Com o desaparecimento precoce do João Carlos ficamos todos mais pobres. Perdemos um ser humano de dimensão superlativa, e perdemos um capital de conhecimento sobre a história da agricultura no Alentejo e sobre o património natural da região. Deixou-nos um legado incontornável de seriedade, competência e combate pela afirmação dos valores ambientais na firme convicção que sempre teve sobre a sua importância para a sociedade. Sejamos capazes de dar continuidade ao seu trabalho como forma de honrarmos a sua memória.

João E. Rabaça

Homenagem da Sociedade Portuguesa do Estudo das Aves

Mensagem de pesar da Liga para a Proteção da Natureza

Dissertação Ecologia reprodutiva do tartaranhão-caçador (Circus pygargus L.) na Região de Évora

Ainda em novembro de 2019 o João Carlos Claro participou no Seminário "Gestão agrícola, biodiversidade e serviços de ecossistemas" representando o ICNF, onde abordou a "Gestão da biodiversidade e valoração dos serviços ecossistémicos em áreas agrícolas do Alentejo".

Publicado em 10.07.2020