Reportagem no Público
A gastronomia, a gestão e, não menos, a biologia do percebe
A Professora Teresa Cruz explica a "Estranha Forma de Vida" do percebe (Pollicipes pollicipes)

Edição de 1 de agosto de 2020 do suplemento Fugas do Jornal Público, com participação da Profª Teresa Cruz, em vídeo e em texto.

Numa reportagem bem desenvolvida, o Público leva-nos a conhecer essa maravilha gastronómica que é o percebe (Pollicipes pollicipes Gmelin), não se ficando pelas maneiras tradicionais e não tradicionais de prepará-lo, pois foram acompanhar os mariscadores que, frequentemente com risco físico, o vão coletar. E como não podia deixar de ser, a conversa passa pela gestão deste recurso dos nossos mares, pois sem sustentabilidade tudo se vai.

Mas é para lá disso tudo que está o conhecimento científico desta espécie, campo onde pontifica a Profª Teresa Cruz, cujo contributo (e opinião gourmet) abrilhanta esta peça.

Vídeo da degustação e da Biologia

Formas de comer percebes (textos)

Vídeo da mariscação e dos rasgões nos fatos

Saber ler o mar (textos)

(o barnacle de Darwin é outra coisa, mas anda lá perto)

Agradece-se ao Jornal Público ter autorizado a inserção do ficheiro com a entrevista à Profª Teresa Cruz. Os direitos de propriedade intelectual de todos os conteúdos do Público – Comunicação Social S.A. são pertença do Público. Os conteúdos disponibilizados ao Utilizador assinante não poderão ser copiados, alterados ou distribuídos salvo com autorização expressa do Público – Comunicação Social, S.A.
Atualização: capítulo Pedunculate Cirripedes of the Genus Pollicipes: 25 Years After Margaret Barnes' Review do livro Oceanography and Marine Biology: An Annual Review, Volume 60 (2022) doi: 10.1201/9781003288602-3 titulo

Publicado em 02.08.2020