Nós e a pandemia
Diagnóstico e monitorização da Covid-19 por amostras de saliva

Participando no esforço de deteção dos assintomáticos infetados com SARS-Cov-2

O Prof. Fernando Capela e Silva e a Doutora Elsa Lamy (Investigadora no MED) integram uma equipa internacional, onde também estão representadas a Universidade de Murcia (Espanha) e a Universidade de Glasgow (Reino Unido), que acaba de publicar uma revisão/perspetiva onde se estabelecem as bases dum protocolo para o diagnóstico e a monitorização, através da saliva, das infeções com SARS-Cov-2. Cabe assinalar que os nossos colegas nesta equipa têm neste protocolo uma interessante aplicação da sua experiência em Biologia Oral.

De facto, numa pandemia cujas dinâmicas têm tido contornos tão desafiantes, é de particular relevância que a saliva informe não só da presença do vírus no hospedeiro analisado, mas também duma infeção assintomática já resolvida através da presença de anticorpos da mucosa bucal; mais ainda, a saliva permite ainda obter um primeiro sinal do estado da reação imunitária não específica, que se sabe agora ser um determinante crucial da evolução clínica da Covid-19, inclusivamente para o seu prognóstico de fatalidade.

O artigo publicado pelos colegas é de acesso aberto, sendo de resto o primeiro a ter sido aceite para integrar o número especial da revista Journal of Clinical Medicine intitulado "COVID-19: From Pathophysiology to Clinical Practice". Os nossos colegas estão de parabéns pela publicação, e em especial merecem os votos do maior sucesso na implementação no terreno desta estratégia.

Publicado em 16.05.2020