Ciências do Mar e do Ambiente com Prémio I&D Aplicada

O Polo do MARE (Centro de Ciências do Mar e do Ambiente) da Universidade de Évora foi distinguido com o Prémio I&D Aplicada, atribuído pelo Gabinete de Apoio à Inovação, Transferência, Empreendedorismo e Cooperação (GAITEC) da Universidade de Évora, e pela DECSIS.

Esta distinção, como Centro de Investigação mais Dinâmico em I&D Aplicada, foi atribuída no âmbito das celebrações do primeiro aniversário do GAITEC, que pretende reconhecer o Centro de Investigação com maior valor médio em prestações de serviços especializados, por membro integrado, nos últimos dois anos na Universidade de Évora.

A entrega do prémio realizou-se ontem, dia 10 de dezembro de 2019, durante as celebrações do Dia do GAITEC, uma iniciativa que teve como objetivo informar investigadores, estudantes e empreendedores acerca dos programas e redes de apoio que podem propulsar a concretização de projetos.

Coordenado na UÉ por Helena Adão, Professora do Departamento de Biologia, o MARE é um centro de investigação científica, desenvolvimento tecnológico e inovação, com uma abordagem integradora e holística, concentrando grande diversidade de valências, capacidades e meios, com uma implantação territorial de âmbito nacional, que desenvolve as suas atividades de investigação orientadas para os problemas e desafios da sociedade, em estreita parceria com centros de investigação nacionais e internacionais.

Este centro multipolar, constituído por sete polos, seis em instituições de ensino superior portuguesas tem competências técnicas e científicas para abordar todos os ecossistemas aquáticos, incluindo bacias hidrográficas e áreas adjacentes, estuários, ecossistemas marinhos costeiros e oceânicos.

Recorde-se que o GAITEC nasceu como resposta à necessidade de criar uma ponte de ligação entre a UÉ e a Sociedade, através da valorização e transferência do conhecimento produzido.

Publicado em 12.12.2019
Fonte: GabCom | UÉ