Prof. João Castro no podcast UÉ com Ciência

Resumo dos objetivos e impactos do projeto MARSW, de aprofundamento, monitorização e valorização do Parque Marinho do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Desde São Torpes (Sines) à Praia do Burgau (Lagos), vem-se realizando o levantamento dos habitats marinhos e das espécies que neles vivem, bem como dos relevos do fundo marinho, avaliando essa informação ao longo do tempo no contexto das medidas de proteção em relação à pesca implementadas nas áreas com especial incidência nas áreas especiais de proteção criadas em 2011 no Parque Marinho do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Importante a atenção aos impactos económicos destes levantamentos e monitorizações, tendo em atenção a sustentabilidade e rentabilização da pesca, e à participação da população em geral na comunicação mútua com os investigadores, estimulada através das tarefas de divulgação do projeto. Nomeadamente, o Prof. João Castro destaca o papel das áreas especiais na recuperação dos stocks de espécies de interesse económico, que nelas desenvolvem-se adequadamente, havendo dados que indicam melhorias na qualidade e abundância das espécies fora dessas áreas, por "exportação de biomassa".

autores do livro e centros de investigação

Departamento de Biologia

Publicado em 03.01.2024