Os líquenes: Sentinelas da Poluição
- Projecto ESCOLHER CIÊNCIA - PEC 170
- Aprovação: 25/01/2013 | Conclusão: 01/05/2014
- Domínio Científico/Área Científica: Ciências Biológicas
- Financiamento: PROGRAMA CIÊNCIA VIVA
- Instituição Proponente: Universidade de Évora
- Outras Instituições Parceiras: Escola Secundária Severim de Faria
- Equipa - Investigador Responsável: Celeste Maria Martins Santos e Silva [css@uevora.pt]
RESUMO:
Os fungos liquenelizados, ou líquenes, resultam da associação simbiótica entre um fungo (Ascomycota ou raramente Basidiomycota ) e um ou mais organismos fotossintetizantes (Chlorophyta ou Cyanophyta ).
Os líquenes respondem de forma desigual face às condições ambientais, existindo espécies intolerantes à poluição e outras extremamente resistentes. Por esse motivo são usados como bioindicadores da qualidade ambiental, em particular da poluição atmosférica.
Neste projecto propomo-nos demonstrar de uma forma apelativa como os líquenes são os Sentinelas da Poluição, e em colaboração com docentes e alunos do Secundário realizar sessões teóricas e desenvolver actividades práticas de campo e laboratório que ilustrem este tema.
Objetivos
- Demonstrar as potencialidades dos líquenes como bioindicadores.
- Estimular os jovens para o Estudo das Ciências Biológicas realizando experimentações práticas de campo e laboratório desenvolvendo o gosto pelo “método científico”.
- Divulgar os resultados obtidos pela comunidade escolar, com a participação activa dos alunos.
Actividades
1 - Apresentações teóricas na Escola: O que são os líquenes, o seu papel no ecossistema e usos diversos. Os líquenes como bioindicadores. |
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2 - Saídas de campo para avaliação da riqueza e cobertura específicas liquénicas e das espécies indicadoras em dois locais seleccionados (pureza atmosférica, zona poluída): recolha de espécimes; medição das áreas de cobertura; registo fotográfico. |
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3 - Sessões laboratoriais para observação e identificação das espécies liquénicas colhidas com auxílio da Chave de Identificação criada para o efeito. |
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4 - Sessões teóricas para cálculo das áreas de ocupação das espécies de líquenes identificadas, tratamento dos resultados obtidos, construção de painéis temáticos e elaboração de um artigo científico. |
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Exposição para divulgação dos resultados e atribuição de prémios aos melhores trabalhos |
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