Sobre a lampreia em Portugal

Duas reportagens televisivas onde intervém o Prof. Pedro Raposo de Almeida, destacando-se como a sustentabilidade das atividades económicas dependentes deste animal é posta em risco pela ação humana.

Na primeira reportagem, emitida em 27 de fevereiro de 2024 na 2ª parte do programa da RTP 'Portugal em Direto', a perspetiva de cancelamento do festival gastronómico da lampreia de Penacova de 2024 (uma ameaça que tem sido recorrente) estimulou a realização dum colóquio sobre o declínio desta espécie (4'35"), visando melhorar o conhecimento por parte do público (consumidores e pescadores) e até dos decisores, e onde participou o Prof. Pedro Raposo de Almeida.

Segue-se no mesmo programa uma entrevista do Prof. Pedro Raposo de Almeida que detalha medidas necessárias para a recuperação da espécie (7'32"), não sem antes denunciar más ações de gestão dos recursos naturais, que contribuem para o referido declínio, promovidas por algumas autarquias e até pela Agência Portuguesa do Ambiente!

«Quem ache que a educação custa caro, experimente o preço da ignorância»
(adágio norteamericano)

1ª reportagem

2ª reportagemNa segunda reportagem, emitida em 22 de março de 2024 na 3ª parte do programa da RTP 'Portugal em Direto' (20'58"), aborda-se o futuro incerto da pesca legítima, e revisita-se o cancelamento de festivais gastronómicos. Referindo-se de novo alguns problemas: açudes que bloqueiam o acesso dos animais às suas áreas vitais, pesca ilegal estimulada pela especulação, ou ainda a lentidão de processos no acesso a apoios comunitários.

Outras notícias relacionadas:

Departamento de Biologia

Publicado em 30.03.2024