Desfazendo o mal que foi feito: conjunto de ações financiadas por projeto LIFE para restabelecer a continuidade fluvial

Projeto coordenado pela Universidade de Évora e pelo MARÉ — Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, tendo o Prof. Pedro Raposo de Almeida como Investigador Responsável, intervem na recuperação do habitat de peixes migradores na bacia do rio Águeda e troços do Vouga.

No que se pode considerar um exemplo a seguir para tantas outras bacias hidrográficas pontuadas por barragens e açudes, o projeto LIFE Águeda envolve o restabelecimento da continuidade dos habitats de peixes migradores, vital para a manutenção e sustentação das populações destas espécies, algumas das quais com valor económico muito relevante. Ver notícia com referências a diversas intervenções do Prof. Pedro Raposo de Almeida nesta temática.

Vem agora uma notícia da secção País ao Minuto do jornal online Notícias ao Minuto citar, no âmbito deste projeto, a remoção total ou parcial de oito açudes e a construção de passagens para peixes em cinco outras estruturas, estas últimas em projetos da Aqualogus. Pretende conquistar-se uma continuidade fluvial, até aqui inexistente, em cerca de 34 quilómetros. As decisões tomadas num projeto desta natureza baseiam-se num conhecimento aprofundado da biologia dos peixes afetados, para que possa otimizar-se o benefício das intervenções realizadas. E é nesse mesmo sentido que se enquadram outras intervenções: uma estação piloto de captura de juvenis de enguia-europeia, um Posto Móvel de Registo e a criação do Selo de Origem, ambos para o sável e a lampreia-marinha, e ações tanto para controlo e remoção de espécies invasoras como para renaturalização do habitat nesta bacia hidrográfica (engenharia natural).

A data de início das obras de demolição coincidiu com uma notícia no portal de Media da Universidade de Évora.

Para que se venha a poder viver melhor nesta região, e para que se veja como este projeto pioneiro pode ser estendido a outras bacias hidrográficas.

Entrevista à Antena 1 divulgada em 14 de fevereiro de 2022:

Publicado em 10.02.2022