UÉ produziu 4 Guias Temáticos do Parque Natural da Serra de São Mamede

A Universidade de Évora (UÉ) produziu 4 novos guias do Parque Natural da Serra de São Mamede dedicados ao Microbiota, Flora, Fauna e Geodiversidade/Património Arqueológico, da autoria de Celeste Santos e Silva, Bióloga (Botânica/Micologista) Professora do Departamento de Biologia da Universidade de Évora, investigadora do Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED), e co-autoria de investigadores do MED e do ICT, da UÉ.

Os autores destes guias recordam que "o território do Parque Natural da Serra de São Mamede, situado no Nordeste Alentejano, possui um riquíssimo Património Natural caracterizado por uma elevada diversidade biológica e geológica", pelo que,"os seus diversos habitats disponibilizam recursos naturais, prestam múltiplos serviços de ecossistema e são propícios para inúmeras atividades de lazer e turismo ecológico".   Atraídos por esta riqueza ímpar, "as populações humanas desde cedo ocuparam o território e deixaram vestígios da sua presença, desde a Pré-história até à atualidade", assinalam ainda os autores e investigadores da UÉ, desejando que através destes guias possam ser úteis para "comunicar, sensibilizar e promover a visitação ambientalmente informada a este Parque Natural tão singular".   Informar, divulgar e enriquecer a literacia científica de quem visita ou pretende visitar o Parque é grande propósito destes 4 guias dedicados ao Micobiota, Flora, Fauna e Geodiversidade/Património Arqueológico, onde se ilustram e descrevem os aspetos mais relevantes de cada um dos temas.
  Depois de Arronches, Castelo de Vide e Portalegre, está agendada para o dia 20 de junho, pelas 10 horas, na sala 124 do Colégio do Espírito Santo, a apresentação destes guias na Universidade de Évora, numa sessão com a participação de Augusto Peixe, Pró-Reitor da UÉ, Maria Clara Grácio, Diretora da Escola de Ciências e Tecnologia da UÉ, Carlos Pinto de Sá, Presidente da Câmara Municipal de Évora; Olga Martins, Diretora Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo. A apresentação destes guias está a cargo de Celeste Santos e Silva, coordenadora do projeto Centro de Interpretação e Portas de Entrada do Parque Natural da Serra de S.Mamede   Estas publicações, disponíveis online no portal da UÉ, foram financiadas pelo Projecto ALT20-08-2114-FEDER-000216 - Centro de Interpretação e Portas de Entrada do Parque Natural da Serra de S.Mamede; da responsabilidade da Universidade de Évora e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas; com o apoio das Câmaras Municipais de Marvão, Arronches, Castelo de Vide e Portalegre.
Publicado em 15.06.2022