Nova proposta de licenciatura com forte participação do Departamento de Biologia
Licenciatura em Biologia e Geologia

É com grande satisfação que vemos reconhecido o mérito da proposta de Licenciatura em Biologia e Geologia, conforme a recomendação de acreditação pela Comissão de Avaliação Externa

Neste relatório preliminar regista-se, entre diversos outros encómios:

• A abertura deste ciclo de estudos, complementada por um 2.º ciclo em Ensino de Biologia e de Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na UÉ, é oportuna dada a crescente necessidade de renovar os quadros de docentes do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Não [há] nas Universidades do Centro e Sul do país formação bi-disciplinar em Biologia e Geologia, existindo apenas nas Universidades do Minho, Aveiro e UTAD
  • Os diplomados em Biologia e Geologia têm aptidões para exercer atividades de Gestão e Conservação da Natureza, Prospeção e Exploração de Recursos Naturais, Ambiente e Investigação Científica.
  • Corpo docente muito graduado e largamente experiente nas unidades curriculares a lecionar; Os docentes de BG participam em vários projetos nacionais e internacionais que se concretizam em publicações científicas em revistas internacionais com revisão por pares, nos últimos 5 anos e na área do ciclo de estudos; 100% do corpo docente é doutorado e 77% é doutorado especializado nas áreas fundamentais do programa de estudos.

Destacamos, junto com todos os colegas que se empenharam na criação desta oferta formativa, o papel desempenhado pelo Prof. João Castro, representante do Departamento de Biologia na Comissão de Curso.

Departamento de Biologia

Publicado em 21.03.2022