João Sàágua (Lisboa), Paulo Águas (Algarve), Ana C. Freitas (Évora)
Reitores
Notícia do jornal Público
Universidade de Évora, Nova de Lisboa, e do Algarve unem-se para que o Sul cresça

O Campus Sul envolve 10 estruturas físicas principais em todo o Sul do País, e vai permitir uma nova dimensão no modus operandi das três universidades em diversos aspetos do seu funcionamento.

Nas palavras da Reitora da Universidade de Évora citadas nesta notícia, o consórcio permite um aumento em escala com benefícios específicos, destacando-se os três eixos prioritários de atuação: dar a conhecer o território, desenvolver a investigação e apostar na inovação. O consórcio, com personalidade jurídica própria, pretende aproveitar de maneira concertada as possibilidades de financiamento pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) a cada uma das universidades, mas também verbas do Portugal (PT) 2030. Posteriormente, esperam integrar-se também os institutos politécnicos da região, bem como parceiros internacionais (nomeadamente das redes universitárias europeias que a União Europeia está a incentivar) e outras entidades locais e regionais.

Um exemplo desta integração são os CAIS (Centros de Conhecimento Aplicado e Inovação para a Sustentabilidade), vocacionados para atrairem parcerias estratégicas de grande dimensão com base em infrastruturas já existentes operando coordenadamente: o Centro de Conhecimento para a Modernização Agrícola Sustentável e Segurança Alimentar (MASSA), o Centro de Conhecimento para as Cidades e Comunidades Sustentáveis (CITY21), o Centro de Conhecimento para o Património, Arte e Cultura (SPHERA) e o Sagres-Centro de Conhecimento do Mar.

Outro destaque vai para as novas licenciaturas repartidas, em que cada um dos 3 anos se realiza numa das três universidades, em rotatividade, um "Erasmus interno" para dar a conhecer aos estudantes novos territórios e novas culturas. A primeira deve arrancar no ano lectivo 2023-2024, devendo depois continuar-se este modelo para mestrados e doutoramentos, entre outras ofertas de formação.

Finalmente, e ainda nas palavras da Reitora, o Campus Sul tem também o objetivo de mudar o modelo de ensino em Portugal, para uma forma mais adequada ao mercado de trabalho.

Este consórcio foi apresentado na Universidade de Évora já em 22 de dezembro de 2021.

Publicado em 12.02.2022