Inauguração
A Biologia na nova publicação da Universidade de Évora
nº 1 da Revista Inverso

Presenças das Ciências Biológicas na nova revista da Universidade de Évora: destaque para o belo texto (e imagens) de Luís Guilherme Sousa, que connosco se formou (licenciatura em Biologia, Mestrado em Biologia da Conservação).

Com o título Rumando pelas noites chuvosas em busca de anfíbios (página 18), o texto do Luís transmite o esforço e a recompensa do encontro com o património biológico que nos rodeia, enquadrado pelo projeto científico LIFE LINES e tendo por companheiros e testemunhas alunos que, seguindo as pisadas da formação do autor, com ele aprendem o ofício enquanto o auxiliam.

Para quem tenha a sensibilidade para estes temas, é uma leitura que dá prazer, ornada por fotografias de extraordinária qualidade de alguns desses animais (provavelmente o pináculo gráfico deste número da revista), seres vivos que à distância podem criar reflexos de repulsa mas que, vistos de tão perto, se tornam familiares e, à sua maneira, belos. Um trabalho primoroso, e um testemunho do que é a dedicação de quem faz Biologia.

Acesso à revista: https://www.uevora.pt/ue-media/Revista-Inverso/Revista-Inverso

Digna de nota, também, a reportagem sobre a fascinante investigação do sentido do gosto liderada pela Doutora Elsa Lamy (página 12), investigadora do Instituto Mediterrâneo para Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento.

ISSN 2184-8270 Periodicidade trimestral

Departamento de Biologia