Entrevista
A biologia e o (des)conhecido biológico
Na DianaFM, em 4 de maio de 2020

O Prof. João Rabaça, responsável pelo Laboratório de Ornitologia do Instituto MED na Universidade de Évora, reflete sobre o confronto constante do desconhecido biológico, na investigação que lidera.

No programa Rádio Ciência da DianaFM, o Professor João Rabaça partilhou as suas experiências e reflexões sobre o desconhecido e a investigação científica, tema que recentemente tem estado tanto em foco, no contexto da pandemia da Covid-19.

Como responsável pelo Laboratório de Ornitologia do Instituto MED na Universidade de Évora, a sua atividade de investigação centra-se na Ecologia das comunidades de aves e na gestão e conservação dos sistemas ripícolas (isto é, as ribas e proximidades dos cursos de água terrestres), incluindo a convivência com a albufeira de Alqueva. Mas também presente, como a generalidade dos especialistas científicos, nos esforços coletivos de resposta a emergências sociais dentro da sua área, como foi o caso da chamada gripe das aves (H5N1, não confundir com a então contemporânea SARS).

O entrevistado também focou a importância de divulgar Ciência.

A entrevista pode ser ouvida no site da DianaFM.

Departamento de Biologia

Publicado em 07.05.2020