Pioneiro do ensino da Biologia na Universidade de Évora
Dr. Armando Américo Cardoso Raimundo
Uma notícia triste...

É com profundo pesar que registamos o falecimento do Dr. Armando Américo Cardoso Raimundo, em 9 de novembro de 2019.

O Dr. Armando Américo Cardoso Raimundo era docente aposentado da Universidade de Évora e do Departamento de Biologia, e pai do Professor Armando Manuel Mendonça Raimundo (Departamento de Desporto e Saúde). Foi um dos primeiros docentes contratados pela Universidade de Évora, logo após a refundação, para lecionar as disciplinas de Ciências Biológicas, sendo por isso, conjuntamente com a Eng.ª Maria Ângela Gouveia, um dos pioneiros do ensino da Biologia na Universidade de Évora e um dos alicerces da construção do nosso departamento.

coccinelídeos

Trazendo uma vasta experiência como Entomólogo em Timor e Angola, o seu livro “Revisão dos Coccinelídeos de Portugal”, em co-autoria com Maria Luísa Gomes Alves, editado pela Universidade de Évora em 1986, permanece uma obra de referência tanto do ponto de vista da Taxonomia deste grupo como da Biologia Aplicada, nomeadamente da proteção das culturas agrícolas.

São também da sua autoria diversos textos didáticos:

• Lições de biologia animal (1980)
  • Apontamentos de histologia animal (1983)
  • Embriologia dos vertebrados (1986) e Histologia Animal (1994) - ambos em coautoria com o Prof. Jorge Araújo

Todos nós que o conhecemos, manifestamos publicamente um vivo reconhecimento e admiração pelo seu carácter afável, pela permanente disponibilidade para novos desafios e pela competência cientifico-pedagógica, cujo legado conservamos. Renovamos os sentidos pêsames a toda a família.

Expedição entomológica no Norte de Angola, 1972

Na companhia do Prof. Jorge Araújo e da Engª Maria Ângela Gouveia, na Herdade da Mitra, 1985

Publicado em 15.11.2019