25 anos de Biologia na Universidade de Évora

Os 25 anos do Curso de Biologia na Universidade de Évora (UÉ) foram assinalados através de um evento comemorativo que reuniu, no passado dia 20 de outubro, no Colégio do Espirito Santo,  professores, investigadores e atuais e antigos alunos da licenciatura em Biologia.

Ao longo destes anos, “crescemos e atingimos a maturidade, num período de profundas transformações nas Universidades Portuguesas. Mas atrevemo-nos a dizer que permanece em nós, docentes e investigadores, o entusiasmo da primeira vez, e o contentamento que ensinar Biologia oferece”, recordam Celeste Silva, Isabel Brito, João Rabaça e Luiz Gazarini, professores e organizadores deste evento comemorativo. Por sua vez, Ana Costa Freitas, Reitora da UÉ,  considera este encontro “um símbolo inequívoco de que a universidade é sempre muito mais do que aquilo que está à vista num primeiro olhar: é, sobretudo, um espaço de construção de cidadania, onde os estudantes que aqui se formaram foram atestando, ao longo do seu percurso profissional a qualidade da formação adquirida”.

Ao longo deste quarto de século muitos foram os estudantes que se formaram em Biologia na UÉ, hoje investigadores, consultores, professores, que quiseram marcar presença, regressar à “sua casa” e deixar o seu testemunho. Clara Isabel Silva, atualmente consultora no Departamento de Inovação e Sustentabilidade da empresa Winning Scientific Management, frisou que os conhecimentos na área da conservação da natureza “ passados de forma tão entusiasta pelos professores”, fizeram-na “ viver o curso, a universidade, os colegas, a cidade, os montados, de forma tão intensa, deixando marcas de felicidade e nostalgia”. Da mesma opinião partilha Pedro Barros, investigador do Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB) “guardo com muitas saudades todas as memórias dos anos que estudei e (con)vivi na Universidade de Évora. (…)Foram muitas e diferentes as pessoas que fui conhecendo ao longo desses anos e que, pessoal e profissionalmente me foram inspirando”.

Recorde-se que o ensino da Biologia na Universidade de Évora remonta a 1975, no âmbito do curso de Produção Animal, um dos primeiros a ser lançados pelo Instituto Universitário de Évora, que em 1979 deu origem à atual Universidade de Évora. A licenciatura inicial em Biologia, lançada em 1993, com 5 anos de duração, sofreu diversas reestruturações até ao atual 1º Ciclo de Estudos com 3 anos, resultante do Processo de Bolonha.

Publicado em 25.10.2018