Notícias

Ana Curto, alumni de Biologia e colaboradora do Laboratório de Antropologia Biológica da Universidade de Évora (UÉ), foi distinguida com o prémio APA (Associação Portuguesa de Antropologia), na categoria IB: Texto Científico – Jovens Antropólogos (Antropologia Biológica/Forense).

Publicado em 28.02.2020

Novo canal de vídeos do DBIO no YouTube

Publicado em 20.02.2020

Foco sobre as mulheres curadoras das coleções do Museu de Históra Natural de Londres.

Publicado em 19.02.2020

À descoberta da Mata da Margaraça, por alunos do Mestrado de Biologia da Conservação.

Publicado em 19.02.2020

O Museu Virtual da Biodiversidade (MVBIO), um projeto vinculado à Universidade de Évora (UÉ), que funciona como um local de partilha de conhecimentos e de divulgação do património natural português, avançou recentemente para um novo desafio, a criação de uma revista de cultura científica, Naturae Digital.

Publicado em 07.02.2020
Relato da revista Agrotec
Fórum em Santarém reúne interessados pelo uso de microrganismos na agricultura

O fórum, promovido pela empresa Crimolara e sua representada Atens, teve lugar no dia 31 de janeiro no CNEMA, em Santarém, onde a Profª Isabel Brito deu a conferência introdutória e participou na mesa redonda final.

Publicado em 05.02.2020

Por Jorge Araújo

Em maio de 1991, no decurso do IV Congresso sobre o Alentejo que decorreu em Sines, ofereceu-se-me a oportunidade de questionar o Presidente da Câmara, Francisco do Ó Pacheco, sobre a sua disponibilidade para ceder, à Universidade de Évora, instalações com vista à criação de um laboratório de biologia marinha. A resposta não podia ter sido nem mais pronta nem mais satisfatória: fomos de imediato visitar o edifício da antiga “Casa do Gaiato”, localizado junto à praia Vasco da Gama, e verificámos que reunia as condições suficientes para a implantação de um laboratório de apoio ao ensino e à investigação, incluindo camaratas para alojamento dos estudantes.

Publicado em 20.01.2020

A Universidade de Évora (UÉ) e a Administração dos Portos de Sines e do Algarve assinaram hoje, dia 15 de janeiro, em Sines, um contrato de concessão de uso privativo de uma parcela de terreno do domínio público, localizada a norte do cabo de Sines, onde as novas instalações do Laboratório de Ciências do Mar da UÉ (CIEMAR) vão ser construídas.

Publicado em 15.01.2020

Foi hoje divulgada oficialmente a primeira publicação sobre O estado das Aves em Portugal, que conta com a participação de três investigadores da UÉ, Inês Roque, Carlos Godinho e Rui Lourenço. Esta é a primeira vez que se realiza, em Portugal, um apanhado da maioria dos programas de monitorização de aves com base em ciência cidadã.

Publicado em 18.12.2019

O Polo do MARE (Centro de Ciências do Mar e do Ambiente) da Universidade de Évora foi distinguido com o Prémio I&D Aplicada, atribuído pelo Gabinete de Apoio à Inovação, Transferência, Empreendedorismo e Cooperação (GAITEC) da Universidade de Évora, e pela DECSIS.

Publicado em 12.12.2019