Artigo no TREZE sobre o papel da Universidade na Investigação e Desenvolvimento Aplicada

Artigo de análise e reflexão da autoria do Prof. Pedro Raposo de Almeida sobre os vários aspetos desta componente essencial da vida da Universidade.

No número 24 da publicação TREZE, o Prof. Pedro Raposo de Almeida analisa o grande desafio que é a Universidade entrar no mercado da I&D (Investigação e Desenvolvimento) Aplicada, com todas as vantagens que pressupõe a sua visão mais abrangente em comparação com a oferta de empresas privadas; mas que pode ser prejudicada pelos constrangimentos de vária ordem impostos pelo ambiente administrativo.

Nesta concisa mas muito significativa análise, o autor não deixa também de lembrar os enormes benefícios de capital humano, com docentes e investigadores, e inclusivamente os alunos dos vários ciclos de formação, para sublinhar a necessidade de otimizar o funcionamento institucional para que melhor se tire proveito deste potencial, que para além da substancial captação de financiamento que comporta, traz à Universidade novos horizontes de afirmação, como referência na prestação de serviços de I&D Aplicada.

Numa altura em que se perspetiva a renovação da equipa reitoral, esta contribuição do Prof. Pedro Raposo de Almeida não só é importante pelo que contém, mas reveste-se também duma acrescida atualidade.

Departamento de Biologia

Publicado em 23.12.2021