Cientista Octávio Mateus é Prémio Alumni Universidade de Évora

O paleontólogo Octávio Mateus é o vencedor da primeira edição do Prémio Carreira Alumni UÉvora, tendo sido distinguido “pelo mérito do seu percurso profissional, académico e cívico” e pela “referência” que é “ para os seus pares e para a sociedade”.

Licenciado em Biologia pela Universidade de Évora (UÉ), Octávio Mateus é doutorado em Paleontologia pela Universidade Nova de Lisboa, onde é atualmente Professor de Paleontologia. É ainda investigador Associado do Museu Americano de História Natural, em Nova Iorque, e do Museu da Lourinhã.

Com mais de 200 publicações científicas, o seu interesse pela paleontologia de dinossauros, sobretudo do Jurássico de Portugal, mas também de outros répteis (mosassauros, plesiossauros, crocodilos e tartarugas), levou-o a realizar escavações em diversos pontos do planeta, nos Estados Unidos, Brasil, Gronelândia, Laos, Tunísia, Moçambique, Mongólia, Marrocos e Angola.

A ligação ao DinoParque, um parque temático na Lourinhã, é a vertente empreendedora do percurso deste alumnus da UÉ, sendo assinalável a contribuição da sua produção científica para o Museu da Lourinhã que possui a maior coleção ibérica de fósseis de dinossauros do Jurássico Superior.

Segundo Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora, “esta distinção é o reconhecimento do mérito do paleontólogo Octávio Mateus, simbolizando, simultaneamente, o orgulho da instituição no sucesso profissional dos seus Alumni.”

As nomeações apresentadas em 2019 foram avaliadas pelo Júri em cinco parâmetros: percurso profissional; capacidade de inovação; capacidade de empreendedorismo; contribuição para o desenvolvimento da sociedade numa área específica e contribuição para o reconhecimento da excelência de ensino na UÉvora, tendo a reunião final decorrido ontem, dia 30 de julho.

O júri desta primeira edição é composto por Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora, Carlos Mota Soares, Presidente do Conselho Geral, Rosalina Costa, Pró-Reitora para a para Sociedade, Cultura e Alumni, Mourad Bezzeghoud, Diretor da Escola de Ciências e Tecnologia, Silvério Rocha e Cunha, Diretor da Escola de Ciências Sociais, Ana Telles, Diretora da Escola de Artes, António Candeias, Diretor do Instituto de Investigação e Formação Avançada, Felismina Mendes Diretora da Escola Superior de Enfermagem São João de Deus e Bárbara Tita, representante do Conselho Alumni da Universidade de Évora.

Instituído em 2019, o Prémio Carreira Alumni Uévora distingue anualmente um diplomado pela Universidade de Évora, independentemente do grau (licenciatura, mestrado ou doutoramento), nomeado por Alumni, docentes ou investigadores. A entrega do galardão desta primeira edição realiza-se no próximo dia 1 de novembro, data em que se comemora o Dia da Universidade de Évora.

Publicado em 31.07.2019
Fonte: GabCom | UÉ