Uma iniciativa de Citizen science

De 01.02.2023 a 30.06.2023

A população de coruja-das-torres está a diminuir em Portugal, à semelhança de outras aves típicas de zonas agrícolas. Para conhecer melhor a distribuição e abundância desta espécie no nosso país, o Laboratório de Ornitologia da Universidade de Évora (LabOr-MED) e a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) lançam o primeiro censo nacional de coruja-das-torres, que decorrerá entre fevereiro e junho e no qual todos podem participar.

Publicado em 06.02.2023

Portal do MED destaca estudo sobre a legislação da União Europeia em Recuperação Ecológica/Restauro dos Ecossistemas

Publicado em 03.01.2023
Primeira edição do Prémio Solange Oliveira

O vencedor do 1º Prémio Solange Oliveira, em homenagem à Professora do DBIO, é um investigador que colabora com o DBIO

Publicado em 12.12.2022
Artigo de opinião no Jornal Público

Este artigo chama a atenção para a urgência de cumprir os compromissos políticos assumidos.

Publicado em 09.12.2022

Investigadores da Universidade de Évora (UÉ) pretendem promover o fabrico, otimização e desenvolvimento em pequena indústria de bolsas de sementes (seedballs) de proveniência regional certificada, e com interesse para a conservação, que possam ser utilizadas em projetos de conservação de natureza, de forma a preencher um nicho de mercado importante e crescente, providenciando material vegetal certificado e sustentável. O projeto visa desta forma preservar a identidade genética de cada região, facilitando o restauro de ecossistemas e evitando espécies invasoras.

Publicado em 20.09.2022
Voluntariado

Oportunidades de voluntariado nos Laboratórios/Grupos de Investigação do Departamento de Biologia

Publicado em 17.09.2022

Notícia da CNN Portugal põe em destaque as licenciaturas que estão a ser lançadas, entre as quais a de Biologia e Geologia

Publicado em 12.07.2022
Novo boletim da Escola de Ciências e Tecnologia

O Departamento de Biologia é o foco deste primeiro número, e permite ao público ter uma panorâmica do que somos e fazemos

Publicado em 24.06.2022

A Universidade de Évora (UÉ) produziu 4 novos guias do Parque Natural da Serra de São Mamede dedicados ao Microbiota, Flora, Fauna e Geodiversidade/Património Arqueológico, da autoria de Celeste Santos e Silva, Bióloga (Botânica/Micologista) Professora do Departamento de Biologia da Universidade de Évora, investigadora do Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED), e co-autoria de investigadores do MED e do ICT, da UÉ.

Publicado em 15.06.2022